A Barata é um inseto no qual já foram catalogadas 5.000 espécies e que existem a aproximadamente 380 milhões de anos. Dessas 5.000 espécies, 99% são de um grupo cosmopolita, ou seja, estão presentes em todas as partes do mundo, sendo transportadas por viagens comerciais.

Possuem hábito noturno, saindo para procurar por alimento e parceiro para reprodução, portanto quando vistas durante o dia, podemos pensar na possibilidade de grandes infestações. Sua estimativa de vida muda de acordo com sua espécie, enquanto algumas podem viver somente por alguns meses, outras podem viver por mais de 2 anos.

São hospedeiras de bactérias, fungos, vermes, vírus e protozoários, podendo transmitir doenças graves e prejudiciais a saúde como, difteria, viroses, amebíase, giardíase, entre outras que podem ser adquiridas através dos alimentos no qual elas pousaram.

Em nosso país temos 2 espécies mais comuns, sendo elas:

Barata Americana (Periplaneta Americana)

Acredita-se que sua originalidade tenha sido na África, porém já era estabelecido nessa época o Sul dos Estados Unidos, por isso o seu nome. Mas como dizemos acima, são cosmopolitas, podendo ser encontradas em qualquer lugar do mundo. Medem cerca de 3 centímetros e possuem manchas claras na cabeça e asas, mas sua coloração predominante é o castanho-escuro. Vivem de 6 meses a até 3 anos, se alimentam de restos de alimentos, microorganismos e animais ou vegetais mortos e gostam de lugares quentes e úmidos como esgotos, terrenos abandonados, lixo, pedras, cascas de árvore, entre outros.

Barata Alemã (Blattella Germanica)

Originada da Ásia, assim como as baratas americanas, são cosmopolitas e diferentemente da vista anteriormente são sinantrópicas, ou seja, se adaptaram próximas aos seres humanos para se aproveitarem de seus restos de alimentos, sendo atraídas desde carnes, amidos, açucares e alimentos gordurosos até sabão, colas e pastas de dentes, sendo facilmente encontradas em restaurantes, hotéis, residências, sanitários, depósitos, hospitais, construções, entulhos, etc. Medem cerca de 1 a 1,5 centímetros e possuem coloração castanho-clara, com duas faixas escuras ao longo de seu tórax.

Enquanto a Barata Americana reproduz em média de 800 filhotes, a Barata Alemã reproduz cerca de 300 mil indivíduos desde sua maturidade para reprodução até sua morte.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato