Caramujos são moluscos dos quais em geral vivem em água doce, córregos, riachos, valas, entre outros ambientes de pouca correnteza, porém muitas espécies são marinhas. Sendo mais de 20.000 espécies já conhecidas e distribuídas pelo mundo todo, alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes, portanto são comumente vistos em jardins, hortas e pomares.

Possuem concha em espiral, sua estimativa de vida é de 1 a 3 anos e algumas espécies podem reproduzir até 200 ovos por postura, sendo que essa reprodução pode ocorrer até 5 vezes por ano.

Enquanto algumas espécies são inofensivos a saúde humana, sendo algumas até comestíveis como o Escargot, outras espécies são extremamente perigosas a saúde humana, sendo capazes de transmitir graves doenças. Sendo elas, as doenças mais perigosas: Meningite Eosinofílica, Esquistossomose, Alergias Cutâneas Graves, entre outras.

Entre os caramujos mais comuns no Brasil, encontramos:

Caramujo Africano

Como o próprio nome diz, é um animal originado na África, do qual são considerados como um dos maiores caramujos do mundo, podendo atingir até 18 centímetros de concha, sendo um dos transmissores do parasita nematóide, parasita este prejudicial a saúde humana.

Caramujo de Jardim

Pequeno, porém perigoso, o Caramujo de Jardim carrega consigo a doença estrongiloidiase, na qual causa lesões cutâneas e pulmonares na vítima.

Caramujo de Aquário

Muito comum no Brasil, apesar de seu pequeno tamanhoé forte responsável pela transmissão da esquistossomose, caso habite em rios e lagos dos quais não recebem tratamento de esgotos.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato