No Brasil, chamamos de Traças dois insetos bem diferentes um do outro. Para que possamos conhecer esses insetos, sem que façamos confusões, primeiramente devemos desmembrar essa classificação e falar separadamente das espécies. Portanto, falaremos das duas espécies mais comuns em nosso dia-a-dia das quais conhecemos por traças, sendo elas:

Traça de Livros

Estas apresentam características das quais alguns insetos primitivos apresentavam, como exemplo, a ausência de asas, sendo larvas ágeis, entrando facilmente em frestas de moveis, armários e caixas. Apresenta preferência por lugares úmidos e quentes, com coloração comumente acinzentada, corpo alongado e achatado e medem de 0,85 a 1,3 centímetros.

Possuem hábitos noturnos e procuram por alimentos ricos em amido e proteínas, consumindo desde vegetais, farinhas e cereais que contenham o amido até roupas engomadas, cortinas, lençóis, cola de encadernação, pigmentos de tinta e papéis.

São capazes de reproduzir em média de 60 a 100 ovos por reprodução, dos quais demoram entre 14 e 60 dias para eclodir.

Traça de Roupas

Estas apresentam desenvolvimento holometábolo, ou seja, em sua fase jovem são larvas, passando por um desenvolvimento radical e se transformando em Mariposas. Este fato é importante devido ao fato de caracterizá-las como pragas somente na fase larval. Portanto lembre-se: AS TRAÇAS DE ROUPAS SÃO AS LARVAS QUE SE TRANSFORMARÃO EM MARIPOSAS.

Sendo essas larvas de fácil reconhecimento, são encontradas em locais escuros, como armários e gavetas, deslocam-se por paredes dentro de um envoltório achatado e de cor acinzentada, onde se alimentam e empupa, para que possa se transformar em Mariposas.

Essas larvas medem de 12 a 16 milímetros e procuram alimentos ricos em queratina, portanto não se alimentam de tecidos sintéticos, mas sim de tecidos com origem animal, como lãs, peles e casimira.

Sua reprodução ocorre apenas depois de se transformarem em Mariposas.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato