As aranhas são animais pertencentes à classe dos aracnídeos, das quais estima-se que existam cerca de 40.000 espécies distribuídas por todos os continentes, com exceção da Antártida.

Na maioria das espécies, elas se alimentam dos insetos que ficam presos em suas teias, porém, algumas aranhas maiores podem capturar outros tipos de animais, como filhotes de aves e camundongos.

Em nosso país as aranhas mais comuns são:

Aranha de Grama (Lycosa erythrognatha)

Medindo entre 3 a 5 cm, possuem pelos avermelhados e a cor do seu corpo é marrom com uma pequena mancha mais escura. Vivem cerca de 2 anos e se alimentam de insetos como: moscas, mosquitos, grilos, entre outros. A fêmea produz em media 800 ovos por período e carregam seus filhotes nas costas até a primeira troca de pele.

Aranha armadeira (Photoneutria)

Sendo uma das aranhas mais venenosas do mundo, medem entre 3,5 a 5 cm e pernas de até 17 cm quando esticadas, podem ser encontradas na cor cinza escuro ou castanha com listras brancas em suas pernas e não possuem o costume de andar em grupo. Assim como a Aranha de Grama, também se alimentam de moscas, mosquitos, grilos, entre outros insetos. Originada da América do Sul, é uma das aranhas que mais provocam acidentes em nosso país, pois costumam entrar em residências em busca de alimentos, parceiros sexuais e abrigo (sapatos ou roupas).

Viúva Negra (Latrodectus)

Medindo entre 1,5 a 3 cm, possuem coloração preta e algumas manchas vermelhas em seu abdômen. Vivem entre 1 a 3 anos e também se alimentam de insetos. Este aracnídeo não possui um comportamento agressivo, mas são peçonhentas e podem picar quando são atacadas ou ameaçadas.

Aranha Caranguejeira (Theraphosidae)

Essa é a uma das maiores espécies de aranhas já conhecidas, podendo chegar a 26 cm de envergadura, possuem pelos por todo o corpo e sua coloração varia entre marrom e preta. A expectativa de vida é de 15 a 25 anos para as fêmeas, enquanto para os machos a expectativa gira em torno de 7 anos, pois morrem após o acasalamento. Se alimentam de animais de pequeno porte, principalmente insetos e podem ficar vários dias sem se alimentarem. São animais peçonhentos, porém seu veneno só chegará a ser letal ao ser humano caso a pessoa tenha alergia de seus pelos ou alguma substancia contida em seu veneno.

Aranha Marrom (Loxosceles)

Como o próprio nome já diz, possuem coloração marrom e uniforme, pelos curtos e praticamente imperceptíveis, aparentando uma textura aveludada. Medem em média de 3 cm e vivem de 1 a 2 anos, também se alimentam de pequenos insetos. Apesar de não serem agressivas, picam quando são pressionadas e são conhecidas por suas picadas causarem feridas necrosantes.

Todas as espécies citadas acima causam algum mal para a saúde do ser humano, por isso devemos estar sempre atentos ao mexer em sapatos, roupas, folhas secas, entulhos, entre outros, para evitar os acidentes causados por esses animais.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato