As brocas são insetos muito confundidos com os cupins, pois além de atacarem madeiras como algumas espécies de cupim, deixam também um pó no qual se trata de resíduos do material atacado. Enquanto o pó deixado pela Broca é fino como talco, o pó deixado pelo cupim de madeira é mais grosso, se assemelhando à areia.

Mas afinal, o que são as Brocas?!

As Brocas são insetos da família dos Besouros, que possuem mandíbulas fortes das quais as permite que furem madeiras com certa facilidade e apesar da possibilidade de serem encontradas em colônias, agem de maneira totalmente individual. Pouco maior que o Cupim, as brocas em sua maioria possuem coloração marrom escuro e enquanto algumas espécies medem de 2 a 7 milímetros, algumas outras podem medir até 20 centímetros.

Algumas espécies alimentam-se de tecidos vegetais de arvores, gramas e plantações no geral, enquanto outras se alimentam de alguns fungos presentes dentro das galerias abertas nas plantas e sementes, e ainda há também aquelas que se alimentam da própria madeira.

Habitam em madeiras tanto de mobiliários quanto de plantações, possuem estimativa de vida de 40 a 60 dias e a quantidade de ovos colocados varia de 5 a 50 ovos por reprodução, eclodindo de 4 a 9 dias.

São capazes de causar grandes danos na madeira atacada, na qual permanecem por longos períodos de tempo e, além disso, são capazes de migrar de uma madeira a outra, causando ainda mais estrago.

As brocas mais comuns em nossa região são:

Broca de Madeira

São pequenos besouros, dos quais se alimentam de madeiras, bambus, cana-de-açúcar, entre outros.

Broca de Coqueiro

Assim como a Broca de Madeira, também são pequenos besouros nos quais atacam coqueiros, palmeiras, entre outros e medem cerca de 4,5 centímetros.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato