Sucessores do Ácaro e presentes em todos os continentes, com exceção da Antártida, os carrapatos apresentam-se nos mais variados ambientes, seja em mato, madeiras, plantas, terra, animais, etc. São mais de 800 espécies já registradas e fósseis encontrados na história sugerem existir a pelo menos 90 milhões de anos. Seu tamanho muda de acordo com sua espécie, variando de 0,2 a 10 milímetros. Fazem parte de um pequeno grupo chamado hematófago, no qual se alimentam de sangue, seja ele humano ou de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Dependendo da quantidade de Carrapatos instalados no hospedeiro, podem causar malefícios à saúde da vitima pelo excesso de sangue extraído e também em razão de sua picada, podem transmitir doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários, entre outros, causando problemas desde anemias, problemas intestinais, cansaço, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios a encefalites, febres hemorragicas, tularemia, erlichiose, doença de lyme, babesiose, febre maculosa, doença powassan, entre outras.
O tempo total de sua vida não passa de 30 dias, sendo que fêmeas morrem após depositar seus ovos, podendo depositar de 3 a 7 mil ovos, que eclodem entre 20 e 60 dias após a deposição.
No Brasil as espécies mais conhecidas e vistas são:
Carrapato-de-Boi (Boophilus Microplus)
De origem Asiática, possuem grandes incidências em rebanhos bovinos na América, África e Austrália também. Tem como hospedeiros os bovinos, sendo considerado o carrapato de maior impacto em perda econômica em rebanhos da América.
Carrapato-Estrela (Amblyomma Sculptum)
Sendo o mais comum em humanos e causador da preocupante febre maculosa na qual ocasiona a morte de humanos em 30% dos doentes, tem como principais hospedeiros os eqüinos, porém parasitam também em bovinos, animais silvestres e domésticos.
Carrapato-de-Galinha (Argas Miniatus)
Seu hospedeiro se preferência são as galinhas, porém parasitam também em pombos, patos, perus e outras aves, alimentando-se em mamíferos e/ou humanos comente quando a infestação é grande e a busca pelo alimento se torna mais difícil. Transmitem as aves a bouba, doença infecciosa que pode ocasionar em morte dos contaminados.
Carrapato-Vermelho-do-Cão (Rhipicephalus Sanguineus)
Tem como vítima principal cães e gatos onde comumente se instalam entre seu coxim plantar e orelhas dos animais, mas podendo também hospedar-se em animais silvestres.
Para todas as espécies citadas, a Extermine Pragas possui o controle ideal para a sua necessidade.