Fósseis de Morcegos já encontrados indicam o surgimento de sua existência a mais de 56 milhões de anos, apresentando-se com mais de 1.200 espécies já catalogadas, são os únicos mamíferos capazes de voar, possuindo uma grande variedade de tamanhos e formas.

Podem viver até 25 anos, medir até 2 metros e sua reprodução é bem lenta, sendo de 1 a no máximo 4 filhotes por ano. Possuem grande capacidade de adaptação a vários ambientes, abrigam-se dentro das áreas urbanas em construções, copas e ocos de árvores, monumentos, etc., sendo atraído para a cidade pela presença de animais dos quais os Morcegos são predadores.

Enquanto algumas espécies são transmissoras de doenças como a Raiva, Ebola, Histoplasmose e Leptospirose, algumas espécies são fortes contribuintes para o equilíbrio do ecossistema, atuando como polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas, como veremos abaixo.

Para simplificar a caracterização das espécies, foi-se dividido em famílias devido à alimentação de cada uma delas, sendo feito a seguinte classificação:

– Morcegos Insetívoros: Essa classificação apresenta ampla distribuição geográfica, sendo de grande importância a Saúde Publica e ao equilíbrio do ecossistema, pois é um significativo controlador de pragas agrícolas, alimentam-se delas.

– Morcegos Nectarívoros ou Polinívoros: Esta não menos importante ao ecossistema é responsável pela polinização de plantas e vegetais. Alimentam-se de pólen e néctar.

– Morcegos Frugívoros: Todos aqueles que se alimentam de frutos, sendo significativos por promoverem a disseminação das sementes de muitas espécies de vegetais.

– Morcegos Carnívoros: Englobando um pequeno número de espécies, estes se alimentam de rãs, camundongos, aves e até mesmo outros morcegos.

– Morcegos Hematófagos: Encontrados apenas na América Latina e apresentando somente 3 espécies, sugam o sangue de animais de sangue quente, como aves e mamíferos.

Dentre as espécies não Hematófagas recorrentes em áreas urbanas estão: Artibeus Jamaicensis, Artibeus Lituratus, Eptesicus Brasiliensis, Eumops Auripendulus, Glossophaga Soricina, Lasiurus Ega, Molossus, Noctilio Albiventris, Nyctinomops Spp, Peropteryx Macrotis, Phyllostomus Discolor, Phyllostomus Hastatus e Platyrrhinus Lineatus.

E dentre as espécies hematófagas estão: Desmodus rotundus, Diaemus youngi e Diphylla Ecaudata.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato