Estimativas apontam a existência de mais de 1 milhão de espécies de moscas, pertencentes a família dos Dípteros, caracterizado por seres que possuem duas asas são muito conhecidos devido a pertencerem a 1 de 4 maiores grupos de organismos vivos, existindo mais moscas do que vertebrados. Vivem em torno de 30 dias e se alimentam de fezes, resíduos e matérias em estado de decomposição.
Apresentam-se comumente em áreas rurais e urbanas, sendo em nossa região as mais conhecidas:
Mosca Doméstica (Musca Domestica)

Sendo um dos insetos mais populares nas áreas urbanas, medem cerca de 5 a 8 milímetros e possuem coloração cinzenta. Costumam habitar em lugares quentes e úmidos, onde podem ser depositados de 75 a 170 ovos, reproduzindo em durante toda sua vida de 500 a 800 ovos. Transmitem doenças de forma mecânica quando pousam em alimentos, podendo ser transmissoras de microorganismos como bactéria, vírus, etc. e podendo causar disenteria, diarréia, conjuntivite, cólera, febre tifóide, entre outras.
Mosca Varejeira (Chrysomya)

Medindo de 10 a 15 milímetros e colocação esverdeada, são facilmente encontradas em lugares com sujeiras, sendo em lixeiras, lixões, locais de abates de animais, etc. Tem a estimativa de vida de aproximadamente 20 dias e colocam de 50 a 200 ovos por reprodução. São transmissoras de doenças de forma mecânica, assim como a Mosca Doméstica, porém além de todas as doenças trazidas por elas, são causadoras de Micoses, Bernes, entre outras, através da deposição de ovos em uma ferida aberta.
Veja mais pragas
