Com mais de 300 espécies espalhadas por todo o mundo, somente a Columba Livia, também chamada de Pombo-Comum, Pombas, Rolas e Rolinhas, é comumente encontrada entre os humanos. Está, portanto, originou-se na Europa, sendo distribuída por todo o mundo para serem usados como Pombo-Correio.

Em áreas urbanas, seja em bandos ou individualmente, abrigam-se em muros, forros, máquinas de ar-condicionado, monumentos, árvores, entre outros e se alimentam de migalhas e alguns insetos encontrados no chão do chão.

Em sua fase adulta, mede entre 32 e 37 centímetros e não possuem um padrão em suas cores, havendo uma variação entre os indivíduos, podendo ser brancos, marrom, manchados, acinzentados, entre outros.

Estudos mostram que sua expectativa de vida é de 3 a 5 anos na selva e até 15 anos em cativeiros, embora já tenha relatos de que algumas dessas aves tenham tido uma vida mais longa. Reproduzem-se em qualquer estação, apesar de apresentarem maior incidência na primavera e no verão de reprodução, sendo nesta, colocado 2 ovos para incubação, ocasionando o nascimento do filhote entre 17 a 19 dias.

São animais de grande interesse na saúde publica, já que são hospedeiros de vários parasitas prejudiciais a saúde humana, transmitindo doenças como: Criptococe, Histoplasmose, Salmonelose, Psitacose, entre outras. Doenças essas adquiridas por nós através da inalação de poeira contaminada com fezes e/ou urinas de pombos.

O extermínio de pombos foi proibido pela Secretaria do Meio Ambiente. Desde então a Extermine Pragas utiliza apenas repelentes e barreiras físicas, impedindo-os de se aproximarem do local que será protegido.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato