As Pulgas são insetos existentes a cerca de 60 milhões de anos, nas quais estão catalogadas mais de 3.000 espécies, sendo somente 2% presente em nosso país.

Com um tamanho menor que 5 milímetros, possuem coloração escura e não voam, mas possuem fortes pernas das quais são capazes de dar grandes saltos. Sua estimativa de vida é de aproximadamente 30 a 120 dias e em sua fase adulta se alimentam de sangue, mamíferos e aves, sendo esta alimentação facilitada por bucais adaptadas para rasgar a pele e sugar o sangue do hospedeiro.

Sua reprodução acontece de forma sexuada entre macho e fêmea, colocando em média de 300 a 400 ovos, dos quais são “impermeáveis” a inseticidas e eclodem em 2 a 16 dias. O controle de pulgas deve ser feito atrás de medidas preventivas e curativas, sendo este de extrema importância devido ao fato de serem prejudiciais a saúde do homem e seus animais domésticos, entre essas doenças estão: Tife, Peste Bubônica, Dermatites Alérgicas, Viroses, Anemias, Viroses, Salmonelose, entre outras.

Encontramos comumente em nosso país as seguintes espécies:

Pulga do Homem (Pulex irritans)

Recebe este nome por viver em domicílio humano, mas além de atacar humanos, atacam também cães e gatos e sua ocorrência é maior em casas antigas.

Pulga do Gato (Ctenocephalides felis)

Essa espécie é hospedeira de um parasita intestinal, sendo transmitido através da ingestão da pulga hospedeira do cisto do verme. Atacando homem, gato, cães e ratos e sendo mais comum em climas quentes.

Pulga do Cão (Ctenocephalides canis)

Seus hábitos são praticamente iguais aos da Pulga do Gato e apesar do nome dado a essa pulga, não é muito encontrada em cães que em geral possuem a pulga do gato.

Pulga do Rato (Xenopsylla cheopis)

Sendo a principal responsável pela transmissão da Peste Bubônica pela picada e pela transmissão do Tifu Miruno por meio das fezes. Seus hospedeiros mais comuns são as ratazanas, rato de telhado e camundongo.

Bicho de Pé (Tunga Penetrans)

Relativamente comum em zonas rurais, é o causador da tungíase, na qual a uma femea fecundada penetra na pele da vitima, causando forte coceira e ulceração que pode servir como entrada para infecções e microorganismos como o causador do Tetano.

Para prevenir as Pulgas devemos:

– Cuidar bem da higiene de cães e gatos, mantendo sempre limpo suas casinhas e/ou caminhas.

– Em pisos de tacos ou tábuas, devem ser encerados, pois a cera tem efeito desalojante.

– Lave/limpe periodicamente os tapetes e carpetes.

– Limpe a casa ao menos uma vez por semana com o auxilio de um aspirador de pó, pois evitara o acumulo de poeira.

– Realizar limpeza periódica de quintais e jardins para evitar um ambiente úmido e consequentemente o desenvolvimento das larvas.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato