Mais conhecidas no Brasil como Marimbondo e apresentando cerca de 30 mil espécies, as Vespas são insetos importantíssimos tanto para polinização de diversas espécies vegetais, quanto no controle biológico, sendo predadoras de quase todos os insetos considerados pragas.

Presente em quase todas as regiões do mundo (exceto regiões de frio extremo) são encontradas em maior quantidade em regiões de clima quente, costumam habitar em jardins, campos, construções humanos, entre outros. Seu tamanho não passa de 5 centímetros e sua cor varia entre castanho-claro, castanho-escuro e preto.

Cada colônia de Vespas duram no máximo 1 ano, pois as rainhas formam uma nova comunidade no final de todo outono, já que a estimativa de vida dos machos e operárias são menores que a estimativa das fêmeas. Enquanto os machos vivem de 3 a 4 semanas, as fêmeas vivem até 3 meses e passam sua vida inteira construído novo ninhos. Algumas espécies são carnívoras, se alimentam de aranhas, moscas, borboletas, etc., enquanto outras comem apenas vegetais como frutas maduras e seus ninhos são resultantes de madeira mastigada, lama ou fibras vegetais. Sendo assim, são capazes de danificar madeiras em edifícios, cercas, mobiliário de áreas externas, entre outros.

Não são comumente agressivas, sendo sociáveis e picando na maioria dos casos para defender a si e aos seus filhotes. Porém possuem um forte veneno, no qual contém histamina, capaz provocar equizema e inflamações, propriedades hemolíticas, hemorrágicas e neurotóxicas, além de ter efeitos tóxicos que causam debilidades, dificuldades respiratórias vômitos, diarréia e até urticárias em casos de ataques em massa.

Veja mais pragas

Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente.

Entre em Contato